(11) 3743-0382 

(11) 99785-8896

Obesidade

   A obesidade é o acúmulo anormal e excessivo de gordura no corpo. Existe uma reserva normal de gordura que aumenta até o ponto em que passa a associar-se a problemas de saúde ou aumento da taxa de mortalidade. Atualmente, aproximadamente 70 milhões de pessoas no Brasil ( 40 % da população brasileira) estão com excesso de peso, enquanto 10 milhões são considerados obesos. 

            O aumento no consumo de alimentos calóricos associado ao sedentarismo é um dos grandes responsáveis pela obesidade.  Além disso, algumas pessoas podem ter distúrbios endócrinos (alterações da tiróide, hipófise e glândulas supra- renais, por exemplo) ou genéticos .

            A obesidade deve ser considerada doença crônica.

            O tratamento da obesidade pode ser realizado através de orientação nutricional com dietas hipocalóricas visando perda do excesso de peso. Além disso , existe o tratamento medicamentoso geralmente prescrito pelo endocrinologista. A cirurgia bariátrica é a última opção no arsenal do tratamento do obeso.

            O indicador de sobrepeso e obesidade é o Índice de Massa Corpórea (IMC). É muito utilizado por ser de fácil aplicação , sendo calculado pela divisão do peso (em quilos ) pela altura ao quadrado (em metros). É reconhecido pela Organização Mundial de Saúde , mas possui algumas restrições de uso, não sendo indicado na avaliação de crianças, idosos e pessoas musculosas.

            Segundo o IMC, os pacientes podem ser divididos nas seguintes categorias:

IMC abaixo de 18,5: subnutrido 18,5- 24,9:Peso saudável 25- 29,9: Sobrepeso 30- 34,9: Obesidade grau I 3 39,9: Obesidade grau II 40,0 e acima: Obesidade grau III

Por fim, é importante reforçar que o IMC é um método de avaliação preliminar,  devendo ser complementado com outros exames a critério médico.


Dr. Renato de Araújo Pereira

CRM: 145377

Membro da Society for Surgery of The Alimentary Tract e médico Cirurgião Emergencista na Unidade UPA Campo Limpo da Sociedade Beneficente Israelita Albert EInstein. Preceptor dos alunos da Faculdade de Medicina da Universidade Nove de Julho.Possui título de Especialista e Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e certificação em Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva.

Toda semana Dicas Especiais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhaatApp
Enviar via WhastApp