(11) 3743-0382 

(11) 99785-8896

cirurgia bariatrica sp
cirurgia obesidade sao paulo

Quem Pode Fazer

A cirurgia bariátrica é um tratamento a obesidade. A obesidade é uma doença crônica. É fundamental uma investigação personalizada completa do paciente. E apenas médicos certificados podem fazer as indicações e realizar procedimentos cirúrgicos.

Existem 4 critérios para a indicação formal da cirurgia:

  • IMC
  • Idade
  • Doenças associadas
  • Tempo de doença

Em relação ao índice de massa corpórea (IMC):

  • IMC acima de 40 kg/m² , independentemente da presença de comorbidades.
  • IMC entre 35 e 40 kg/m² na presença de comorbidades.
  • IMC entre 30 e 35 kg/m² na presença de comorbidades que tenham obrigatoriamente a classificação “grave” por um médico especialista na respectiva área da doença.
É também obrigatória a constatação de “intratabilidade clínica da obesidade” por um endocrinologista

Pré-Operatório

O pré operatório consta na realização de exames laboratoriais e de imagem para avaliar a condição clínica do paciente, onde procuramos garantir a melhor condição clínica para a realização do procedimento cirúrgico. As cirurgias em geral são um grande stress para o organismo.

Os exames pré operatórios contam com a realização de exames de sangue para a avaliação de possíveis anemias, infecções, funcionamento do fígado, coagulação, funcionamento dos rins, presença ou não de diabetes, eletrólitos, vitaminas, colesterol, triglicérides, funcionamento hormonal. Exames de imagem como ultrassonografia do abdome, e doppler para estudos dos vasos, Endoscopia digestiva alta para estudo do trato digestivo a ser abordado, eletrocardiograma, Raio-x do tórax, prova de função pulmonar e polissonografia.

Além dos exames o paciente necessita de avaliações do cardiologista, para garantir uma avaliação completa, tratar possíveis alterações ou patologias. 

Avaliação do Endocrinologista para analisar se há alterações metabólicas, como o Diabetes e se presente realizar o devido controle. 

Avaliação da nutricionista, que será, além de analisar o comportamento alimentar e possíveis compulsões, responsável pela reintrodução alimentar, suplementação vitamínica e orientação nessa nova fase de reeducação alimentar. 

E avaliação do Psicólogo, para ajudar o paciente a entender esta nova fase, avaliar possíveis comportamentos psicóticos ou patologias que necessitem de acompanhamento, tratamento ou cuidado antes do procedimento.

Pós-Operatório

O acompanhamento da equipe multidisciplinar (Médico, nutricionista e psicólogo) deverá ser eterno, garantindo assim, o sucesso do emagrecimento saudável a longo prazo. Inicialmente as consultas com os profissionais serão mais frequentes e isso diminuirá com o passar dos anos, até se tornar uma consulta anual, em que o profissional terá condições de avaliar o progresso da cirurgia e eventualmente corrigir pequenos desvios que poderiam levar o paciente à reengorda.

atendimento planos

Planos ou Particular?

A Gastroinclusive atende diversos convênios e também dá assistência completa em casos de reembolso.

BAIXE GRATUITAMENTE // PDF - 5 PRINCIPAIS DÚVIDAS DA CIRURGIA BARIÁTRICA

WhaatApp
Enviar via WhastApp