A doença inflamatória intestinal é uma inflamação crônica do trato gastrointestinal de causa auto-imune. Seus principais sintomas são: diarréia crônica (aumento da frequência das evacuações e fezes amolecida e sem forma), dor abdominal, presença de muco e sangue nas fezes, emagrecimento e cansaço. Casos mais graves podem cursar com fistulas e abscessos perianais.
Acomete principalmente jovens entre 15 e 35 anos, mas também há um segundo pico de ocorrência entre os 50 e 60 anos.
É uma doença crônica que não tem cura, porém o tratamento visa controle dos sintomas, manutenção do período de remissão (tempo sem sintomas) e cicatrização das lesões, proporcionando uma melhor qualidade de vida e menor risco de complicações aos pacientes.
Os 2 principais tipos de doenças inflamatórias intestinais são:
⁃ Doença de Crohn
⁃ Retocolite ulcerativa
Elas são diferenciadas pelo local de acometimento no intestino fino ou grosso e pelo padrão de inflamação.
O tratamento é predominantemente medicamentoso através de diversos medicamentos indicados de acordo com a avaliação médica, características do paciente e gravidade da doença.
São possibilidades de tratamento: corticóides, imunossupressores, anti-inflamatórios intestinais e imunobiológico.
Os imunobiológicos são comprovadamente um excelente tratamento tanto na fase aguda quanto para a manutenção da remissão da doença e cicatrização. Alguns exemplos deles são: Infliximabe, Adalimumabe, Golimumabe, entre outros.
O tratamento cirúrgico é reservado para os casos de complicações , como fístulas, abscessos, perfurações e estenoses ou também, em casos refratários ao tratamento com remédios.
Confira sempre com seu médico se todas as opções de tratamento estão sendo realizadas no seu caso e tenha um acompanhamento com especialistas!
Conheça nossos profissionais da Gastroinclusive!
Faça a sua pergunta, tire suas dúvidas e solicite informações sobre consultas, convênios etc.