Também chamada de intestino preso ou prisão de ventre, a constipação é definida pela frequência de evacuações menor que 3 vezes em uma semana ou intensa dificuldade de evacuar necessitando esforço importante, com fezes endurecidas, ressecadas e sensação de evacuação incompleta.
Suas principais causas são uma dieta pobre em fibras, baixa ingesta de água e sedentarismo. Também pode estar associada ao uso de medicações como opióides (tramal, codeína, entre outros), à distúrbios psicológicos e a dificuldade de usar banheiros não rotineiros, e além disso acomete com frequência pacientes acamados.
Em casos menos comuns pode estar relacionadas à doenças que afetam a motilidade do intestino grosso (cólon), como megacolon ou inércia colônica.
O tratamento inclui mudanças de estilo de vida e alimentação como aumento da ingesta de fibras, líquidos e atividades físicas.
Em alguns casos, pode-se associar o uso de medicamentos e menos frequentemente cirurgia, dependendo da causa.
Não realize a auto-medicação e uso irrestrito de laxativos, pois a longo prazo eles podem piorar os sintomas, gerando dependência e alterações de movimentação do intestino, dificultando o tratamento.
Procure sempre um profissional qualificado e preparado para te auxiliar no seu tratamento!
Faça a sua pergunta, tire suas dúvidas e solicite informações sobre consultas, convênios etc.