O que Comer Antes do Treino?

A alimentação pré-exercício tem como objetivo manter os níveis de glicose no sangue dentro da faixa de normalidade durante o treino para que não ocorra hipoglicemia, não se sinta fadigado e tenha um bom rendimento durante a atividade. A composição dessa refeição depende de fatores como horário de início dos exercícios, duração, intensidade e modalidade.

Tanto para os treinos aeróbios (corrida, ciclismo, natação) quanto para os de força (musculação) a sugestão é investir principalmente em fontes de carboidratos de baixo índice glicêmico. Neste sentido, opte pelo: pão, arroz ou massa nas suas versões integrais, batata-doce, frutas e flocos de aveia.

Para assegurar o aporte proteico opte por alimentos como a carne, o peixe, ovos, laticínios com baixo teor de gordura ou em combinações de alimentos de origem vegetal, como  arroz integral com feijão, grão de bico ou lentilhas.

A gordura é um nutriente desaconselhado na refeição antes de qualquer tipo de treino, visto que pode provocar desconforto gastrointestinal e comprometer o desempenho no treino.

Beba água mesmo que não sinta sede para evitar a desidratação, já que é o principal componente do corpo humano e é essencial para algumas funções como: circulação sanguínea, reação químicas envolvendo o metabolismo energético, eliminação de toxinas, regular a temperatura corporal.


Nutricionista Ana Carolina Aoki Fraile

CRN3 27242

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