(11) 3743-0382 

(11) 99785-8896

GASTROENTEROLOGIA

aparelho digestivo

Estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo

Agende sua consulta: (11) 99785-8896

Principais Doenças

 

Refluxo

A doença do refluxo gastroesofágico é caracterizada pelo retorno do ácido gástrico, bile, alimentos e líquidos, do estômago para o esôfago. Ter alguns episódios de refluxo ao longo do dia é normal, mas é considerado doença quando ocorrem com maior frequência e intensidade, causando sintomas.

As queixas mais comuns são a queimação no estômago e no meio do peito, e a sensação de retorno de líquidos e alimentos para o esôfago, chamada de regurgitação. A doença pode causar também desconforto em garganta, tosse seca e sensação de sufocamento noturno ao deitar. Os sintomas são mais frequentes após as refeições.

O tratamento envolve mudança de hábitos de vida, principalmente alimentares, combate a obesidade e sedentarismo, controle das emoções, e uso de medicamentos. Em casos selecionados, pode haver indicação de tratamento cirúrgico.

Gastrite

Trata-se da inflamação do revestimento interno do estômago (mucosa). De acordo com o tempo de aparecimento e duração pode ser classificada em aguda, de início súbito, causa definida e curta duração, ou crônica que pode durar longos períodos e ocorrer de forma recorrente.

Os principais sintomas são dor na região epigastrica (parte alta e central do abdome) queimação e má digestão, podendo também causar náuseas, vômitos e redução do apetite. Sintomas como de vômitos com sangue, fezes escurecidas ou perda importante de peso podem ser sinais de alarme e necessitam investigação imediata.

O aparecimento da gastrite pode estar relacionado a erros na dieta, uso de medicações (principalmente os anti-inflamatórios e AAS), tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, estresse e infecções.

Além de avaliar a história e os sintomas é comum o médico gastroenterologista solicitar uma endoscopia para confirmação diagnóstica e também para pesquisar a presença da bactéria H. Pylori que pode estar associada ao quadro de gastrite.

O tratamento é feito com medicamentos, mudança de hábitos alimentares (retirando alimentos gordurosos, cafeína, bebidas gaseificadas e frutas cítricas), cessar tabagismo e ingesta de bebidas alcoólicas.

Qual o melhor medicamento, dose e período de tratamento deve ser orientado pelo seu médico.

WhaatApp
Enviar via WhastApp