(11) 3743-0382 

(11) 99785-8896

dieta cetogenica

A dieta cetogênica é muitas vezes referida como “low carb” ou “low carb high fat” (LCHF), que significa “baixos níveis de carboidrato e altos níveis de gordura”. 

Histórico da Dieta Cetogênica

Surgiu nos anos 1920 como tratamento para a epilepsia, ganhou fama pelos seus poderes na perda de peso.

O nome vem da cetose, quando a ingestão de carboidratos é drasticamente reduzida ou zerada.

low carb

Como funciona a Dieta Cetogênica

Para entendermos melhor, ao reduzir este nutriente, que é o principal fornecedor da glicose que dá energia para as células, o organismo busca outras fontes de combustível, principalmente a gordura, que é o nutriente mais ingerido na dieta cetogênica.

O processo, além de usar a gordura corporal, dá origem aos corpos cetônicos, moléculas que interferem nos hormônios envolvidos no apetite, como a grelina. A cetose é o principal trunfo da dieta cetogênica, que pode variar em formato e limite de calorias ingeridas. No geral, o consumo de carboidratos fica abaixo de 50 g ao dia.

Atenção

É importante que esta dieta seja sempre feita com a supervisão e orientação de um nutricionista, já que, por ser muito restritiva, é necessário fazer uma avaliação nutricional completa para saber se é possível ou não realizá-la de forma segura


 

Dra. Ana Carolina Aoki

Nutricionista formada pela Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), Pós-Graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Nutrição Clínica Funcional pelo Centro Valéria Paschoal de Educação. Atuou por 6 anos como Nutricionista Clínica no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).

Toda semana Dicas Especiais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhaatApp
Enviar via WhastApp