(11) 3743-0382 

(11) 99785-8896

Dieta Bariátrica – Primeiras semanas

dieta-bariátrica-gastroinclusive

O pós-operatório de cirurgia-bariátrica requer cuidados com a alimentação e deve ser orientado por um profissional capacitado.

O volume nas primeiras semanas deve ser de 50 ml, em pequenos goles e em intervalos de 30 minutos. É importante seguir a orientação para evitar desconforto gástrico, desidratação ou qualquer intercorrência.

Na primeira semana é indicada a Dieta líquida restrita (preparações líquidas, coadas em coador de pano ou papel, isenta de resíduos e de lactose). Na segunda semana, é possível iniciar a dieta líquida completa (preparações líquidas coadas em peneira, com inclusão de laticínios desnatados), permanecendo até completas 3 semanas ou conforme orientação do profissional que o acompanha.

Acompanhe abaixo uma receita indicada para a Dieta Líquida na restrita, que acontece na primeira semana de pós-operatório

Receita de caldo de carne com legumes (Primeira semana)

INGREDIENTES

-500 gramas de carne em cubos (patinho, músculo ou conforme preferência)

-1 cenoura picada

-1 abobrinha picada

-1 xícara de alho-poró picado

-1 cebola picada

-3 folhas de louro

-Cheiro  verde à gosto

-2 litros de água filtrada

MODO DE FAZER

Utilizando uma panela de pressão, refogue a carne com um fio de azeite e a cebola, colocando uma pitada de sal. Vá mexendo e pingando água de forma que ela fique dourada mas sem queimar. Quando a carne estiver cozida (o tempo de cozimento vai depender do tipo do corte da carne) adicione os legumes e os demais temperos e refogue por uns 3 minutos. Utilize o restante da água até cobrir os ingredientes, coloque na pressão e desligue assim que apitar. Abra a panela após sair toda a pressão e deixe cozinhando em fogo baixo por mais uns 20 minutos. Desligue o fogo, espere esfriar um pouco e coe primeiro em uma peneira fina e após em coador de pano ou papel.

Tenha um acompanhamento nutricional feito por um profissional, marque agora a sua consulta e melhore sua alimentação. Agendar Consulta


Dra. Karen Danielle de Oliveira

Nutricionista graduada pelo Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS/MG, Pós-graduada em Nutrição Clínica e Estética pelo Instituto de Pesquisas e Gestão em Saúde-IPGS. Certificada pelo Nutrialliance em Prescrição e Interpretação de Testes Nutrigenéticos na Prática Clínica.

Toda semana Dicas Especiais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhaatApp
Enviar via WhastApp