Cuidados Nutricionais no Pré e Pós-bariátrico

Cuidados Nutricionais no Pré e Pós-bariátrico

O paciente submetido à cirurgia bariátrica necessita do acompanhamento nutricional tanto no pré quanto no pós-operatório.

No período que antecede a cirurgia, é importante o paciente estar consciente que deve haver a mudança de hábitos: Aquele que consegue modificar seu estilo de vida e criar novos hábitos, provavelmente terá maior adesão e facilidade com a dieta pós-cirúrgica. O paciente também é orientado à eliminação de peso (10% do peso inicial) para otimizar a função cardíaca e pulmonar e assim reduzir riscos durante a cirurgia.

Alguns dos pacientes podem apresentar deficiências nutricionais no pré operatório – devido à elevada ingestão de alimentos taxados como “calorias vazias”, que são altamente calóricos porém pobres em vitaminas e minerais – que devem ser corrigidas, visando otimizar a cicatrização e a recuperação.

No período Pós-cirúrgico o nutricionista acompanhará e orientará o paciente na evolução da dieta (líquida, pastosa, branda e geral) que é elaborada levando em consideração a técnica cirúrgica, como também aceitação e individualidades de cada paciente. Além do suporte na evolução da dieta, o profissional também orienta a suplementação/reposição de vitaminas, minerais, proteínas com o intuito de prevenir ou até mesmo tratar deficiências nutricionais.


Dra. Karen Danielle Oliveira

CRN3: 37.632

Área de atuação: Ambulatório de nutrição no Hospital do Servidor Público Estadual e Clínicas.

Toda semana Dicas Especiais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhaatApp
Enviar via WhastApp