Câncer de Cólon e Reto

O câncer colorretal é uma das doenças mais preocupantes no paciente acima de 50 – 60 anos, tendo sua prevelencia e risco aumentando conforme ficamos mais velhos.

O câncer do intestino e reto origina-se em 90% de um pólipo que cresce dentro do nosso intestino grosso e pode evoluir de uma lesão benigna, adenoma, para uma lesão maligna, adenocarcinoma. Por esse motivo que todo paciente com 50 anos ou mais como forma de prevenção deve fazer uma colonoscopia, para poder identificar se há ou não presença de pólipos ou lesões.

Uma doença com sintomas sileciosos, e que muitas vezes quando presente já indicam avanço do doença.

Sintomas mais comuns que se apresenta são:

Presença de sangue nas fezes, seja misturado ou sangue vivo ou de coloração escura, alterações no hábito intestinal e/ou no formato das fezes, urgências, constipação, inchaço abdominal, sensação de esvaziamento incompleto, fadiga, perda do apetite e emagrecimento.

Alguns estudos relacionam, obesidade, dieta pobre em fibra, sedentarismo, tabagismo, etilismo e abuso de carne vermelha como fatores de risco.


Dr. Ricardo Naegele Staffa 

Médico graduado pela Faculdade de Medicina de Mogi das Cruzes, com Residência Médica em Cirurgia Geral na Faculdade de Medicina de Taubaté-SP. Título de Especialista e membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e médico cirurgião do Serviço do Hospital Geral de Guarulhos-SP. Preceptor dos residentes de Cirurgia Geral da Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e do internato de emergência cirúrgica da Universidade Anhembi Morumbi.

Toda semana Dicas Especiais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhaatApp
Enviar via WhastApp