Alimentos Mais Calóricos

Atualmente estamos rodeados de alimentos altamente calóricos, repletos de sódio, açúcar e gorduras saturadas e trans. Além disso, a publicidade e os preços mais baixos da fast-food também ajudam a que muitos destes alimentos sejam consumidos de forma desmedida, uma situação que deixa a população em sérios riscos.

Para manter uma boa saúde, é imprescindível ter hábitos saudáveis, aliados a uma alimentação balanceada e à prática de atividades físicas regulares.

A necessidade energética de uma pessoa varia conforme a sua idade, sexo e altura, e é calculada levando-se em consideração gastos inevitáveis, como a manutenção dos processos vitais básicos do corpo e gastos que dependerão das atividades praticadas pela pessoa. Um homem adulto necessita em média de 1.800 kcal/dia para manter o seu metabolismo basal, enquanto que uma mulher adulta necessita de aproximadamente 1.500 kcal/dia. Além desse valor, deve-se levar em consideração gastos com outras atividades, como dançar, escrever, dirigir, andar, falar, correr, nadar, ler, entre tantas outras.

Cada pessoa deve ter uma ingestão calórica adequada ao seu estilo de vida. Se uma pessoa ingerir muito mais calorias do que seu corpo realmente necessita, ela irá engordar; e se ela ingerir menos do que o corpo precisa, irá emagrecer. É importante lembrar que o nosso corpo necessita de energia, e se houver uma ingestão insuficiente de calorias, o organismo poderá sofrer graves danos.

Os alimentos mais calóricos que a maioria das pessoas consome diariamente:

– Óleos (900 calorias em 100 gramas)

Todos são extremamente calóricos, apresentando, em média, aproximadamente 120 calorias por colher de sopa. Evitar frituras, que além de absorverem uma quantidade maior do óleo, também poderão ser preparadas quando esse óleo já foi reaproveitado muitas vezes, apresentando-se altamente cheio de toxinas, que fazem muito mal à saúde.

– Nozes e sementes (720 calorias em 100 gramas)

Gordura de alta qualidade, de origem vegetal, saudável e muito importante para o consumo.

– Chocolate (598 calorias em 100 gramas) 

Adorado pela maioria das pessoas, infelizmente tem um teor calórico alto. Os chocolates com maiores teores de cacau apresentam menos açúcar, sendo, portanto melhores.

–  Leite integral e seus derivados (452 calorias em 100 gramas)

O leite integral apresenta, em média, 150 calorias por xícara, sem açúcar. Se for o leite em pó, esse valor é mais alto, 159 calorias. A manteiga também é muito calórica. Os queijos mais indicados às dietas são a ricota, o iogurte light e o Cottage.

– Carnes (358 calorias em 100 gramas)

Esse valor varia muitíssimo, dependendo do tipo de carne. Por exemplo, a de frango costuma ser menos calórica, porém, se a pele for consumida, as calorias darão um salto. As carnes brancas são mais recomendadas por serem mais saudáveis e apresentarem menos gorduras do que as vermelhas.

Além disso, os frios, que também variam o valor calórico de acordo com a quantidade de gordura. O mais recomendado para quem faz dieta é o peito de peru, enquanto que o salame, copa, presunto parma, e outros nessa linha são alimentos mais calóricos que devem ser evitados.

– Frutas secas (339 calorias em 100 gramas)

As frutas secas, como as ameixas, damascos, etc., possuem alto teor de fibras, mas suas calorias precisam ser observadas. Todas elas: cerejas, mirtilos, passas, figos, maçãs, etc. Isso se deve à grande quantidade de açúcar utilizada durante o processamento.

– Refrigerantes

Nesse caso, todos deveriam ser abolidos de qualquer dieta, não somente pelo alto teor de açúcar, mas por apresentarem calorias vazias, ou seja, só nos engordam, não trazendo benefício de espécie alguma à saúde.

Suas calorias variam conforme a marca, de 137 a 189 calorias por latinha. Os refrigerantes diet ou zero são tão inócuos quanto suas versões originais. Embora tenham somente 1 caloria, não trazem nenhum benefício.

– Bebidas alcoólicas

São muito calóricas, com o agravante que as pessoas vão bebendo e não percebem o quanto já consumiram em calorias.

– Hambúrguer a afins

O hambúrguer costuma ter, em média, 500 calorias. Soma-se a isso os refrigerantes e a porção de batatas fritas, e chegaremos quase a 800 calorias. Isso sem contar o sorvete como sobremesa.

– Doces e docinhos

Quem consegue comer somente um brigadeiro numa festinha? Pois então, cada um tem, em média, 96 calorias! Uma fatia de pudim de chocolate com 100 gramas terá 280 calorias. Outros alimentos mais calóricos são os biscoitos recheados, que podem ter 70 calorias por unidade, e a maioria das pessoas come quase todo o pacote. E uma única bola de sorvete tem 130 calorias.

– Massas

Uma “inofensiva” fatia de pizza calabresa poderá ter 420 calorias! A lasanha dos domingos tem, em média, 300 calorias em 100 gramas, portanto, muita calma nessa hora!

– Salgadinhos

Dá pra comer só uma coxinha na festa (50 calorias)? Desprezar as bolinhas de queijo (45 calorias por unidade)? Ignorar as empadinhas (80 calorias cada)? É bem difícil, mas deve-se evita-las.

Lembre-se que nenhuma dieta deverá ser 100% restritiva, pois isso a torna desestimulante, mas com moderação será possível comer o que se gosta sem abrir mão de alimentos mais naturais, frescos e menos calóricos.


Dra. Ana Carolina Aoki

CRN3:  27242

Nutricionista formada pela Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), Pós-Graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Nutrição Clínica Funcional pelo Centro Valéria Paschoal de Educação.

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