A Cirurgia Bariátrica é Perigosa?

A Cirurgia Bariátrica é Perigosa?
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

A cirurgia bariátrica é perigosa?

Como todo procedimento cirúrgico, a cirurgia bariátrica possui seus riscos.

O mais comuns são, fistulas, desnutrição, aderências das alças intestinais, hérnias internas, infecções de pele no local do corte, desidratação. Algumas dessas complicações estão ligadas ao comportamento alimentar do paciente, outras relacionadas ao procedimento cirúrgico.

Para minimizar este risco o paciente deve sempre realizar a cirurgia com uma equipe medica experiente, treinada e atualizada nos métodos mais novos. O hospital deve possuir o mínimo necessário para uma cirurgia segura e seguir as normas preconizadas pela sociedade brasileira de cirurgia bariátrica e metabólica; além de fazer acompanhamento com a equipe multidisciplinar, respeitando sempre as orientações de cada profissional.

Ao seguir todas estas orientações os riscos da cirurgia podem chegar a aproximadamente 1%. Fazendo da cirurgia bariátrica uma cirurgia segura.


Dr. Ricardo Naegele Staffa

Médico graduado pela Faculdade de Medicina de Mogi das Cruzes, com Residência Médica em Cirurgia Geral na Faculdade de Medicina de Taubaté-SP. Título de Especialista e membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e médico cirurgião do Serviço do Hospital Geral de Guarulhos-SP. Preceptor dos residentes de Cirurgia Geral da Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e do internato de emergência cirúrgica da Universidade Anhembi Morumbi.

Toda semana Dicas Especiais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhaatApp
Enviar via WhastApp